O trabalho de um(a) engenheiro(a) eletricista engloba o estudo, planejamento, projeto, instalação, execução e operação de sistemas elétricos. Nesse contexto, o(a) profissional destaca sua presença em todos os processos, que compreendem geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, projeta e especifica materiais, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência e máquinas elétricas; além disso, planeja, coordena e supervisiona diversas equipes de trabalhos em sua área, executando e fiscalizando obras e serviços técnicos.

O curso de Engenharia Elétrica da UFRPE está estruturado com base no modelo de formação em dois ciclos, o qual propõe que o(a) estudante ingresse na Instituição em um curso tecnológico/generalista e, ao concluí-lo, após três anos, faça opção por uma formação profissional/bacharelado com duração de dois anos, tendo como objeto a concepção, projeto, racionalização e análise de sistemas produtivos de bens e de serviços na área de Engenharia Elétrica. Ao(à) estudante que optar por sair da Universidade após a obtenção do título de Tecnólogo(a) em Transmissão e Distribuição Elétrica, será dado o prazo de dois anos para o seu retorno à Instituição, a fim de integralizar os créditos restantes para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Elétrica.

O perfil do(a) egresso(a) do curso de Engenharia Elétrica compreenderá uma formação técnico-científica e profissional com auxílio de métodos de aprendizagem ativa através da Abordagem Baseada em Projetos (Project Based-Learning – PBL), capacitando-o(a) a desenvolver novas tecnologias com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais, sociais, políticos e culturais. O(a) profissional estará apto(a) a atuar no desenvolvimento, execução e gestão de projetos e pessoas, utilização e gerenciamento de sistemas elétricos em áreas como sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, implementação de sistemas de potência, automação e manutenção industrial.

O engenheiro(a) eletricista é habilitado(a) para trabalhar em concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão e distribuição; em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial; em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais, prediais e residenciais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas. Também está habilitado(a) a atuar no desenvolvimento e implantação de práticas que visem maior eficiência energética; implantação e operação de fontes alternativas e renováveis de geração de energia; simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; especificação, dimensionamento e aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.

O(a) tecnólogo(a) em Transmissão e Distribuição Elétrica estará apto(a) para execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica urbana e rural. Além disso, gestão de processos, qualidade e confiabilidade de sistemas elétricos, legislação, normas e padrões do setor, sistemas de tarifação, gerenciamento e comercialização de energia, utilização de materiais, de equipamentos elétricos e procedimentos de segurança, aliados à consciência ambiental, são competências deste profissional.

Turno: integral
Vagas: 120 anuais
Duração: 10 semestres