PRESENCIAL

O(a) profissional egresso(a) do Curso de Letras estará apto(a), principalmente, a exercer a atividade de professor(a) na rede pública e/ou particular de ensino, ministrando Língua Portuguesa, Língua Espanhola (Ensino Fundamental II –não obrigatório– e Médio, obrigatório), Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa (não incluída na maioria dos currículos) e Literatura em Língua Espanhola. Poderá também ensinar Espanhol nos diferentes cursos de idiomas. Ainda poderá dedicar-se à correção de estilo e revisões em diferentes mídias, impressas ou não: jornais, assessorias de imprensa, revistas, sites, agências de publicidade, dar consultorias, entre outras funções.

O Curso de Letras da UFRPE tem como objetivo formar profissionais que façam a diferença no mundo do trabalho, que promovam a valorização da cultura – com especial destaque para as variadas formas de linguagem – e do contexto local, referenciados na cultura global, levando-se em conta os interesses, a realidade e os projetos pessoais/sociais do(a)s estudantes e da própria Instituição.

Vagas: 80 (40 por semestre) 
Turno: Noite
Duração: 9 semestres 

EAD

Já o curso da modalidade a distância, é a Licenciatura em Letras – Português, ofertado pela Unidade Acadêmica de Ensino a Distância e Tecnologia (UAEADTec/UFRPE). Com conceito 4 no ENADE e no MEC – numa escala de 1 a 5 – o curso trabalha com formação ampla e visa a formar profissionais para atuar no ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, mas também em assessorias para ensino, jornais, editoras, considerando as crescentes demandas pela qualificação profissional de professores(as) na educação básica e nas áreas de demandas da linguagem. O currículo do curso de Letras a distância abrange um conjunto amplo de conhecimentos em Língua Portuguesa nas áreas de Literatura,  Linguagem oral e escrita, Análise Linguística/Semiótica, além de promover conexões com as tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino.

Os momentos presenciais ocorrem no polos em que o(a)s candidato(a)s se inscrevem: Afrânio, Carpina, Jaboatão, Pesqueira, Recife e Surubim. A seleção não é feita pelo Sisu, e sim por edital específico da UAEADTec, a partir da nota do Enem.