O Curso de Bacharelado em Ciências do Consumo foi criado em 2016, mediante a demanda de profissionais habilitados para analisar e compreender de forma crítica e interdisciplinar o consumo, o funcionamento da sociedade de consumo e as relações de consumo que nela se estabelecem.
Considerado um curso de vanguarda, apresenta-se com uma base definida de acordo com o seu objeto – o consumo -, compreendido na interseção entre a produção e as relações de consumo, unindo diversos saberes (humanos, científicos e tecnológicos) e possibilitando ampliar o pensamento sobre o mundo, a vida e o cotidiano.
O curso de Ciências do Consumo é oferecido na habilitação Bacharelado, traçando um percurso formativo em duas áreas de conhecimento: Estado, Sociedade e Relações de Consumo; e Produção, Consumo e Tecnologias.
O objetivo do curso é formar profissionais em Ciências do Consumo numa perspectiva interdisciplinar, habilitado(a)s a investigar e atuar no campo do consumo, da produção e das relações de consumo, considerando as dimensões éticas, sociais, históricas, políticas, econômicas, tecnológicas, culturais e ambientais, nos contexto rural e urbano.
O(a) profissional com formação em Ciências do Consumo – Cientista do Consumo e/ou Consumólogo(a) – atuará nos seguintes segmentos da sociedade: 1) Espaço Privado (unidade doméstica); 2) Setor Público; 3) Setor Privado lucrativo e sem fins lucrativos; 4) Terceiro Setor e Movimentos Sociais; 5) Empreendedorismo; 6) Profissional Autônomo.
Turnos: Manhã e tarde
Vagas: 80 anuais
Duração: 8 semestres